Subscribe Twitter Facebook

Regra Atendimento

10 minutos cada participante por ordem de chegada no chat ou postagem no mural.

Atendimento Gratuito no chat 1 vez por mes.

Obrigada,
Marcela Allves

Mural-Deixe sua pergunta gratuita aqui!!!

Deixe sua pergunta gratuita no mural abaixo com seus dados: 1 Nome 2 data de nascimento 3 horario 4 email

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Enforcado- Vítima- Mártir ou o Iluminado???



Fuçando nas minhas " coisinhas" e papeladas antigas dobre tarot, encontrei esse texto do Gian , re-postado na lista Tarô & Imaginação pelo Yub.
Gostei muito deste texto, pois nos ajuda a identificar os 3 niveis que o Pendurado pode se estabelecer, dependendo da jogada , suas associações e seu grau de evolução.

1) A Vítima
2)O Mártir
3)O Iluminado

A Vítima

No primeiro caso, A Vítima, o aspecto mais sombrio do arcano anuncia que a passagem para o arcano 13( A morte) é a própria perda pessoal, seja de identidade ou de propósitos.
Esse eixo 12-13 , nesse caso anuncia o processo " Tanático"( de Tánatos) de auto-destruição.Não poderia ser diferente: A fraqueza , econtrada nesse nivel do 12, promove  a ruptura com a prória realidade da pessoa, deixando -a a deriva, esperando a morte chegar.....é o Chantagista que espera misericordiosamente, clemência , se acha um um pobre coitado.
Seu destino é ficar com as mão abanando.
O lado não desenvolvido dessa transição, pode levar a um estado de desistência, suicídio, letargia, como no caso de anorexia.


O Mártir


No segundo caso ( Mártir), temos alguem que se sacrifica por alguma causa nobre(?!).
Nesse estagio o herói esta moribundo,entregue á sua própria sorte e destino da sua vida..Ele pode sucumbir ou transforma-se, depende do propósito envolvido.
Pode ser aquela pessoa que faz de tudo por uma bandeira, um ideal, crença ou pessoa.
Temos bons exemplos:Tiradentes, Che Guevara,Martin Luther King....eles morreram drasticamente no final,não é mesmo?


Mas há aqueles que lutaram pela causa e transformaram-se tambem: Nelson Mandela,Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II.....nem todo herói deve morrer de forma dramática,mas sua transição na vida ou morte deve ser marcante para arrebatar essa função de mártir.


O Iluminado


O terceiro( O Iluminado),  é o  mais raro, e tem um " Q" do segundo caso.
Só que a transição 12-13 é a própria eliminação do Ego, dos cordões terrestres, de maya....Cristo foi um bom exemplo dessa etapa e tambem Ghandi.
Embora tenham " morrido" de forma drástica, deixaram suas sementes de Amor e Paz espalhadas.
Nesse caso, o Arcano 13 - A morte, não gera nenhum " peso" para o tipo 12 transcendidos, por que a morte, deixa de ter sentido ou significado, é entendido que tudo é transitório.


Esse é um pequeno resumo e exemplo do eixo 12-13.
Certamente , ate um nivel alquimico, essa passagem marca o Putrefactio para o Mortificatio onde outrora a substância apodreceu e foi resgatada no negrume para se tornar pura e integral.


Espero que tenham com este post, consiga ter clareado as ideias de algumas pessoas e quem quiser postar duvidas e comentarios fiquem a vontade.


Saudades da minha lista- Tarô e Imaginação..muitos ensinamentos e pessoas mais do que especiais....
Bjs e saudades de todos!!!


Marcela Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário

 
Powered by Blogger